O meu compromisso com a causa do povo palestiniano vem de longe. Em 2002 fui recebido em Ramallah por Yasser Arafat, num momento em que a Autoridade Palestiniana se encontrava cercada nas suas instalações pelo exército israelita. A situação é hoje muito mais grave e isso exige
Na cozinha de um comboio no museu ferroviário, a minha filha perguntou se é ali que trabalham os corajosos trabalhadores dos bares dos comboios com quem falamos sempre que andamos de intercidades. Ela sabe a resposta, mas não deixa de pensar que as coisas podem sempre avançar.
"A esquerda" essa entidade una e indivisível. Será um campo político com opções( e omissões) e responsabilidades distintas ou será 1 buraco negro onde tudo cabe e nada se vê? Tanto latim gasto como se não existesse já um extraordinário candidato à esquerda.
Uau, uma carta 🌈. Audacioso. Como o PS no governo não reverteu a privatização dos CTT quando terminou o contrato, pode ser que a carta chegue lá para Outubro. Assim como assim, não vai fazer grande diferença.
Para a "Frente de esquerda", "Derrotar Moedas" só significa mesmo trocar o fulano, porque a política é para manter. A viabilização de todos os orçamentos do fulano pelo PS já o deixava antever. É tudo performance vazia de política, de interesse colectivo e popular.
Um artigo do João Rodrigues com o equilíbrio difícil, mas conseguido, entre crítica necessária e justa, e perspectiva de esperança, já que o mundo se move e os homens e as mulheres têm sempre a capacidade de nos surpreenderem, às vezes (muitas vezes) por boas razões.
Talvez seja por estas e por outras que o Público, entre outros, omite esta candidatura. É sinal de clareza, mas é também sintoma preocupante na democracia em que vivemos.
🧯Os incêndios que todos os anos assolam o país não são inevitáveis — são resultado de opções políticas erradas.
🌲Falta ordenamento do território, apoio aos territórios do interior e meios para proteger a floresta.
🔥Enquanto se desvalorizar quem vive e trabalha no território, a
A caminho de mais uma jornada de trabalho na festa do Avante!, fala-se da paz e também da urgência de organizar mais uma acção em defesa do SNS. Estes construtores da festa, são construtores da luta e de direitos, mesmo maduros, não perdem a esperança nem a força.
O Facebook impediu os utilizadores de partilhar um artigo do AbrilAbril sobre a inclusão de Helena Ferro Gouveia e Pavlo Sadhoka nas listas do PSD/CDS/IL em Lisboa. No dia seguinte, a publicação desapareceu.
abrilabril.pt/nacional/sobre…
Há dias perfeitos simplesmente por serem vividos com quem partilhamos a mais banal normalidade cheia de luz, esperança, afecto e futuro. Hoje é dia.
youtu.be/1csFqrhsyhU?fe…
Fundou e dirigiu o Coral de Letras da Universidade do Porto durante mais de cinco décadas e formou gerações de músicos. Tinha 85 anos. publico.pt/2025/08/24/cul…
Vamos iniciar um ano lectivo sob a ameaça do Governo PSD/CDS de aumento das propinas. Quando, em 1992, o governo PSD decidiu aumentar brutalmente as propinas - que eram de 1200 escudos anuais (6€) - o governo e os seus apoiantes diziam que o aumento das propinas não seria para
O PCP exigiu um debate de urgência sobre o drama dos incêndios que mais uma vez destruiram vidas, casas, animais e produções.
Ano após ano a situação repete-se devido a políticas desastrosas que não são exclusivas deste Governo, mas onde não é indiferente o corte de 114 milhões